top of page
Buscar
  • Foto do escritorimprensa

Hoje é o dia da Língua Portuguesa

No dia cinco de maio, comemoramos do Dia Mundial da Língua Portuguesa. A Língua Portuguesa está entre os 10 idiomas mais falados do mundo e possui uma significativa lista de regras e acordos coordenados pela Academia Brasileira de Letras.

Os imigrantes trouxeram um legado que vai além da força de trabalho, cada um presenteou-nos com sua característica comunicativa, que se aglutinou ao nosso idioma materno e fez nossa língua ficar mais sonora e diversificada. Entretanto, precisamos, dentre falares e dizeres, sotaques, gírias locais e modismos nacionais, lapidar essa pedra preciosa bruta que é a Língua Portuguesa.


Olavo Bilac dizia que ela era "desconhecida e obscura" e que há em seu som "o alto clangor e o silvo da procela". Caetano Veloso gostava de senti-la roçar na língua de Luís de Camões, o gênio sem ventura.


Fernando Pessoa definiu: minha pátria é minha língua. Observemos a sintaxe dos paulistas, a pronúncia dos mineiros, o vocabulário dos surfistas.


Nossa língua pode assumir culturalmente duas normas: a língua coloquial e a língua culta. A primeira é similar à fala cotidiana, sem muitas regras, e pode ser representada em um diálogo trivial, em um cartaz ou um cartum. Já a segunda, segue as normas mais rígidas, e é mais empregada na produção de textos acadêmicos, escolares, reportagens e romances.


Diante da importância e da diversidade de palavras e usos da nossa língua, celebramos hoje dia cinco de maio o dia mundial do nosso idioma, a língua portuguesa, uma língua de comunicação internacional, presente em quatro continentes do nosso planeta, um idioma plural de pontes e encontros, de diversidade e identidade, diretamente relacionado à história e à cultura de um povo e de um lugar.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page