Festa do Livro
- imprensa
- 10 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Crianças aprendem a ler e escrever durante as aulas remotas e escrevem livro em parceria com a plataforma da Estante Mágica.
O desafio de 2020 foi ainda maior para os alunos que ingressaram no ensino fundamental, pois com apenas dois meses de aulas presenciais, foram afastados dos bancos escolares e iniciaram a alfabetização no formato online.
A Festa do Livro com as turmas dos primeiros anos, é uma finalização de um projeto desenvolvido em sala de aula, voltado para a leitura e a escrita.
Neste ano devido a pandemia a equipe pedagógica do Colégio São Carlos, trouxe uma novidade e um formato de festa diferente.
Os alunos foram incentivados pelas professoras a produzirem o próprio livro online.
A Festa de lançamento dos livros será uma celebração online na plataforma da Estante Mágica que disponibilizará para cada aluno autor um Mural exclusivo.
As crianças poderão falar um pouco sobre a experiência de produzirem o seu próprio livro.
O tema proposto pelas professoras, foi o Sítio do Pica Pau Amarelo e as crianças criaram histórias voltadas para essa temática.
Foi um trabalho interdisciplinar que envolveu a criação de textos, roteiros e ilustrações. As crianças ao longo do ano letivo foram orientadas pelas professoras e incentivadas pelos pais, após essas etapas, o conteúdo produzido foi encaminhado pelos pais para a plataforma da Estante Mágica que produziu o livro tanto na versão de e-book como na versão impressa.
Os livros digitais são gratuitos e ficarão disponíveis no Mural Mágico...que será divulgado o link do Espaço do Autor durante a Festa Online.
Os pais e os autores poderão compartilhar o livro via Whatsapp ou Facebook, com familiares e amigos.
Os interessados poderão realizar a compra do livro impresso diretamente na plataforma da Estante Mágica e receberão pelo correio.
"Diante da pandemia mundial que vivemos, realizar uma festa do livro online onde os protagonistas são crianças de idade entre seis e sete anos que foram alfabetizadas e letradas online é um motivo de muito orgulho e de esperança por uma nova geração que nasce e fortalece a história do livro." Comenta a professora Claudete Pasqualini diretora geral do Colégio São Carlos.
A humanidade já escreveu e leu em peças de argila, em peles de animais, em papiros, em papel, e agora, descobriu uma tela de cristal líquido.
Somos pessoas dotadas de um cérebro que é feito para evoluir e a leitura e a escrita preenche a profunda necessidade humana de compartilhar ideais, experiências e valores éticos, que possam dar sentido à vida e pela qual ela valha ser vivida.
O Colégio São Carlos encerra 2020 com um espírito de esperança neste novo momento que as gerações atuais estão sendo capazes de produzir.
Em breve iremos compartilhar os links dos e-books de nossos alunos e todos poderão se deleitar nas mais criativas histórias e aventuras dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, contadas por nossas crianças.

Comments