top of page
Buscar
  • Foto do escritorimprensa

COMO ESTUDAR EM CASA

A equipe pedagógica do Colégio São Carlos, reuniu algumas dicas que irão ajudar você a se organizar nos estudos. 1- Tenha um lugar fixo: "Muitas pessoas associam o conteúdo de aprendizagem com o local em que foi aprendido", explica Nicola Berger, especialista em técnicas de aprendizagem e gerenciamento de tempo. Então, é importante definir um lugar fixo na hora de desenvolver uma rotina de estudos. Dê preferência a locais mais reservados a fim de gerar um ambiente calmo capaz de manter a concentração. 2-Reflita sobre a organização: Na prática, organizar os materiais de estudo evita a procrastinação e, consequentemente, aumenta a produtividade. Portanto, crie um espaço exclusivo para os livros, canetas, cadernos e anotações. Ao terminar a sessão de estudo é importante colocar tudo nos mesmos lugares. Outra ótima sugestão de organização é realizar um cronograma de estudos a fim de motivar o cumprimento das metas diárias. 3- Renda-se as cores Seja manuscrito ou digital, o conteúdo da aprendizagem deve ser claro e objetivo. Aqui, as cores são grandes aliadas nesse processo porque garantem uma visão ampliada do que está sendo estudado. Existem opiniões diferentes sobre o efeito das cores. O vermelho, por exemplo, tem um efeito estimulante. Mas, se você associar vermelho à caneta vermelha de um professor, o sucesso do aprendizado também poderá ser inibido. O melhor para todos é decidir por si mesmos quais cores os motivam e atraem a atenção 4- Enfrente

Nenhuma dica será eficiente a menos que você realmente comece a se dedicar aos estudos. Para facilitar o primeiro passo, divida a quantia de tarefas em pequenas partes e viáveis. Em seguida, basta iniciar com a tarefa que lhe agrada mais.

5- Descanse Para atingir boas notas, é preciso fugir dos excessos e buscar o equilíbrio. Logo, é fundamental reservar períodos de descanso durante a rotina de estudos. O ideal é realizar pausas de dez minutos a vinte minutos entre um intervalo de 40 minutos de estudos. Essas pausas constantes auxiliam o cérebro a formar conexões neurais e a fixar o que está sendo aprendido. Lembre-se de evitar distrações que resultam em grandes pausas como acessar as redes sociais e assistir televisão. Aqui, fazer um lanche ou pequenos momentos de atividades física, como por exemplo, pular corda, alongamento ou seja exercícios físicos que podem ser realizados sem equipamentos e dentro de casa, são atividades que podem ser realizadas durante as pausas entre um período de estudo e outro e que apresentam melhor resultado.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page